
CESAR
NUNES
Educador brasileiro, iniciou o magistério no Ensino Superior na Universidade São Francisco, em Bragança Paulista e Itatiba, estado de São Paulo. Depois foi professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, por mais de uma década, nos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Filosofia, Serviço Social, Psicologia, Jornalismo, Educação Física, Biblioteconomia e Ciências Sociais. Desde 1998 é professor de carreira na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Defendeu o Mestrado em Educação em 1988, o Doutorado em Filosofia e Educação em 1996, a livre-docência em Ética e Educação em 2006. É professor titular na área de Filosofia e Educação da FE/UNICAMP.
0 1
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: MATRIZES HISTÓRICAS E POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS ATUAIS
Analisa os elementos da representação de desumanização na sociedade atual, a crise de valores e a alienação da identidade da educação no Brasil. Apresenta prospectivas para uma educação e uma escola emancipatória, que produza nova consciência social e política, uma cultura de participação e gestão democrática, uma reorganização do espaço social em vista da humanização.
0 3
O PAPEL DA ESCOLA NA PRODUÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL E DA EMANCIPAÇÃO ÉTICA
Debate a tradição excludente da educação e da escola no Brasil. Apresenta as fundamentações de uma educação inclusiva e o protagonismo dos novos sujeitos sociais. Analisa a conquista de direitos sociais no Brasil. Articula o papel da escola e da sociedade na construção de parâmetros éticos, estéticos e políticos emancipatórios.
0 2
EDUCAÇÃO, CULTURA, TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO
Discute as matrizes teóricas e marcos institucionais da educação e da cultura no Brasil. Investiga as contradições políticas e sociais da organização da sociedade e da cultura na sociedade globalizada. Analisa o papel dos cidadãos, dos gestores e empreendedores na conjuntura política e cultural. Propõe perspectivas de superação da tradição autoritária e construção coletiva de diretrizes administrativas e pedagógicas libertadoras na atual organização dos saberes e espaços institucionais, destacando a pertinência de suas reivindicações numa sociedade superando dominações históricas.
0 4
SENSIBILIZAR OS CONHECIMENTOS E ESCLARECER OS AFETOS NA ESCOLA DO TERCEIRO MILÊNIO
Discute as matrizes pedagógicas e políticas da educação e da escola no Brasil. Investiga as contradições políticas e sociais da organização da escola e manejo o trabalho pedagógico na sociedade globalizada. Analisa o papel do professor na ação educacional e política. Articula o papel da escola e da sociedade na construção de parâmetros éticos, estéticos e políticos emancipatórios. Debate a educação tecnológica e a formação humanista clássica.