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QUAL O FUTURO DO VAREJO?

Falar hoje sobre tecnologia é fundamental. Será que existe a possibilidade de abordar temas relacionados ao futuro do varejo sem incluir o termo Transformação Digital?

Empresas que tentam manter no mercado terão que entender que o físico e digital deverão interagir e trabalhar em conjunto com objetivo muito além de vender mais, mas sim se manter competitivo e sustentável em um mercado altamente competitivo e inovador.


O futuro do varejo está pronto para aqueles com melhor poder de adaptação. As estratégias devem ser implantadas após uma pesquisa detalhada sobre o comportamento do consumidor de seu segmento e com implementação de ações que surpreendam e tragam experiências memoráveis ao seu cliente.

Adapte seu mix de produtos. Inove em seu formato de loja, capacite sua equipe, recrie sua visão de mercado, atualize os treinamentos de seus promotores. O futuro do varejo está nas mãos de empresas que se permitem inovar e acompanhar as tendências de consumo.

O comportamento do novo consumidor tende a ser cada vez menos fiel a marcas. Diante da nova economia e deste cenário de transformações é importante investir em ações que possam atrair mais clientes e ainda mais importante, ações que possam reter e fidelizar quem já compra de você.

Dentre elas estão os investimento em omnichannel, soluções tecnológicas, melhores estratégias de comunicação e investimento na revitalização do layout de loja.

O foco das empresas deve ser direcionado ao consumidor, com utilização de elementos emocionais e sensoriais criando um forte diferencial no mercado.

Segundo estudo da Cognizant Technology Solutions Corporation, uma empresa de tecnologia da informação americana, revela a tendências do varejo e como a tecnologia impactará nas estratégias das empresas até 2025. Até lá, segundo a companhia, a distinção entre loja física e on-line deve desaparecer, com a consolidação da transformação digital das lojas e empreendimentos. Tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e internet das coisas terão forte presença no varejo, revolucionando o processo e experiência de compra, como já acontece em raros casos.


Os novos consumidores vivem em um mundo mega conectado e com mudanças abruptas, a interconexão digital de objetos cotidianos vai enriquecer, diariamente, o engajamento do consumidor no varejo e se tornará uma fonte de dados dos anunciantes. A internet das coisas oferece oportunidades ímpares aos varejistas em fazer com que suas operações sejam mais eficientes, conectando e automatizando os elementos dos sistemas da cadeia de abastecimento, estoques, logística e gestão de frota.


O futuro do varejo será direcionado pelo consumidor e suas necessidades de mudanças constantes. Produtos com valor agregado, a conveniência, marcas com propósitos sociais e que contribuam com a sociedade serão cada vez mais a experiências de consumo.

As empresas deverão entender que o mercado exibe uma transição entre os diferentes perfis de consumidores. Os consumidores hoje são digitais e não estão acostumados com a linearidade e falta de interação. É preciso oferecer experiências vivas, dinâmicas e envolventes, assim como uma comunicação cada vez direta.


A utilização de ferramentas digitais é a maneira mais eficaz de criar para esse consumidor experiências memoráveis. Até pouco tempo atrás, quando poucas pessoas tinham acesso à tecnologia, a implementação de novidades era um risco. Se por um lado impressionava, pelo outro podia causar estranheza e afastar a parte do público menos familiarizada com a inovação.


Hoje, cotidianamente interagimos com mídias digitais, com a tecnologia 3D, com telas de projeção e queremos vê-las nas lojas. Vitrines digitais, projeção mapeada e serviços de autoatendimento são os tipos de coisa que esperamos ao entrar nas lojas. Estas experiências que poderão motivar clientes a sair de casa. O e-commerce virou um ponto de compra conveniente, enquanto a loja física se tornou um espaço de experiências.


Portanto, as empresas devem acompanhar as mudanças e novidades tecnológicas no mercado, para se manter competitivo e alcançar melhores resultados, porém, mais importante que tomar conhecimento sobre elas é entender como são aplicáveis ao seu negócio para considerá-las em seu planejamento estratégico, utilizando de todos os benefícios que elas oferecem.



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